Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de novembro de 2015

OBRA DO GAVETARIO DO CEMITÉRIO É ENTREGUE

OBRA DO GAVETARIO É ENTREGUE
 Foi com um profundo sentimento de respeito e num dia marcado pela saudade, ‘02/11 – Finados’, que o Prefeito Armando Verdolin, acompanhado do Pároco P. São Batista ,Pe. José de Souza Sena, do Diácono José Apolinário,  e também do vice prefeito, Djavan Marques, e do Presidente da Câmara, Sebastião E. dos Santos, realizaram oficialmente a entrega das obras de construção do ‘gavetario’ do Cemitério São João Batista.
OBRA DO GAVETARIO É ENTREGUE
O ato foi realizado logo após a missa de finados. A convite do Diácono José Apolinário,  uma procissão adentrou ao cemitério, onde foi benzida a cruz do local, se dirigindo ,logo após, até o gavetario que também recebeu a benção.
 OBRA
A obra iniciada em junho de 2014 foi dividida em 02 etapas. A primeira que durou cerca de 08 meses para ser concluída, trata-se da obra do gavetário. A segunda etapa, com duração de 04 meses, trata da reforma do muro do cemitério, e construção de passeios externos.
OBRA DO GAVETARIO É ENTREGUE
 A obra foi possível graças a uma parceira oficializada entre a Prefeitura de Barão de Cocais e ás Obras Sociais da Paróquia de São João Batista. Ela surgiu da necessidade em de se evitar um possível problema de superlotação do cemitério.
 Foram construídos 05 anexos totalizando 440 gavetas mortuárias  (20 grandes, 40 médias e 380 gavetas de tamanho normal). 
OBRA DO GAVETARIO É ENTREGUE
 A estrutura recebeu telhado colonial e fachada de granito. Além disso, parte do muro do cemitério entre as ruas, Alvim Gonçalves e Geraldo Soares, foi também reformado. Foi feito uma reestruturação do muro de ‘arrimo’, e construção de um novo com parte em gradil. No total foram gastos na execução da ampliação do cemitério - R$ 550.000 (quinhentos e cinquenta mil reais), recursos da prefeitura municipal, e a mão de obra cedida pela paróquia.
 Com sua implantação a expectativa é de que nos próximos 10 anos todos aqueles sepultamentos, que por hora, vierem a serem realizados  na cidade, poderão ser feitos naquele local sem aquela preocupação de superlotação.
OBRA DO GAVETARIO É ENTREGUE
 A obra foi coordenada pelo Secretário M. Projetos, engenheiro, Fernando Bento, responsável por sua execução e acompanhamento. O projeto do gavetario, construído em Barão de Cocais, é o mais moderno entre os municípios mineiros que usam deste sistema, e igual a ele, existe somente na cidade Santa Catarina.
OBRA DO GAVETARIO É ENTREGUE
 As lajes são impermeabilizadas com manta asfáltica líquida e conta com filtros de carvão ativado para evitar a contaminação ao meio ambiente. O chorume, material produzido em razão da decomposição dos corpos, será com este sistema das gavetas, cristalizado, e parte dele evaporará não causando riscos ao meio ambiente.
 FALAS  
 Diácono Apolinário
Em sua fala, José Apolinário, destacou a importância da obra para a comunidade por causa do risco de superlotação do cemitério.
Agradeceu a parceria da prefeitura, através do Prefeito Armando, e de todos os envolvidos no projeto. Citou a reforma realizada no Velório Municipal, que recebeu nova pintura, bancos, banheiros foram reformados, e  portas trocadas para dar mais comodidade para seus usuários.
OBRA DO GAVETARIO É ENTREGUE
Reforçou a necessidade do compromisso de todos na zelo e cuidado na limpeza e manutenção, tanto do cemitério, quanto do velório.
Enalteceu também a iniciativa própria do prefeito para construção do novo muro do cemitério, da grade e dos passeios no entorno do gavetario.  
Concluiu, repassando explicações sobre o funcionamento das urnas mortuárias. 
 Padre Sena
Em suas palavras, o Pároco da Paróquia de São João Batista, Pe. Sena, reforçou os agradecimento ao Prefeito Armando Verdolin, e ao seu vice, Djavan Marques. Citou á ajuda técnica, assistência e material recebida da prefeitura.
OBRA DO GAVETARIO É ENTREGUE
“... foi uma marca da boa vontade do Poder Executivo Municipal em nos auxiliar, e também por ser serviço que atenderá todo á população de Barão de Cocais por longos anos”.Disse Padre Sena.
O padre destacou a importância da obra dentre outras realizadas na cidade, e concluiu agradecendo o trabalho de todos os envolvidos, direta e indiretamente, na conclusão da obra.

 Fonte:http://www.baraodecocais.mg.gov.br/